Entrevista com RJGTAV

OH MY GOD! Eu fiquei muito muito contente, sabe porque? O @rjgtav aceitou fazer uma entrevista pro Talt it!! Você com certeza conhece o tos.guru né? Aquele database suuuper completo que você já utilizou inúmeras vezes 😉 

Lembrando que ele é de Portugal, então a gente pode estranhar um pouquinho! Mas a entrevista ficou muito legal! Além de ter salvado os players criando o database e Skill Simulator, ele foi super simpático e deixou até recadinho pra gente! 

Ao final do post vou deixar todas as plataformas disponíveis dele para os interessados <33 


Foxie: Olá, eu sou a Foxie. Sou jogadora veterana do Silute e tenho um blog de conteúdo de Tree of Savior. Antes de mais nada, muito obrigada por conversar com o Talt it! Fiquei muito empolgada quando você aceitou o convite! Acredito que muitos já conheçam você ou seu trabalho, mas você gostaria de se apresentar para os players?

Rjgtav: Olá, muito obrigado pelo convite! Confesso que também não estava nada à espera de vir a dar uma entrevista (sou daqueles que normalmente fica no backstage), o que torna isto bastante interessante.
Anyway, eu sou o Ricardo Tavares (ou rjgtav), um grande fã de Tree of Savior do servidor Fedimian e desde o Verão de 2018 que ando a desenvolver o tos.guru, uma database/wiki open-source para o jogo.

Foxie: Olhando seu perfil no twitch, reparei que você parece ser um grande fã de MMORPG, tendo instalado jogos muito conhecidos como Black Desert, Blade & Soul e Final Fantasy XIV. O que te atraiu no Tree of Savior?

Rjgtav: Sem dúvida! Desde pequeno que sempre adorei jogar MMORPGs (Runescape foi o meu primeiro se não estou em erro). Apesar de não ser muito de socializar, há algo que me fascina em estar num mundo virtual, a observar os outros jogadores cada um na sua aventura. É algo que um RPG single-player nunca irá conseguir replicar.
Quanto ao Tree of Savior.. é uma boa questão ahah. Diria que foi a junção do aspeto gráfico, da banda sonora, dos controlos e combate muito fluidos e a profundidade e variedade do sistema de classes e de equipamento. O jogo simplesmente dá uma sensação muito boa enquanto se joga. Curiosamente este foi o único jogo que alguma vez comprei o infamous Founder’s Pack :b

Foxie: Você tem projetos antigos relacionados com música, o que acha da soundtrack do Tree of Savior? Ela teria alguma influência na sua relação com o jogo?

Nossa, tanto música com grafismo são os meus pontos preferidos do jogo. Tornei-me grande fã da MAGGI (Art Director do Tree of Savior) e estou sempre a tocar a banda sonora nos meus streams de programação.
Falando de alguns artistas em particular:

  • Adorava ouvir mais música rock épica do Drogo;
  • O trance do Gaudium e do Symphonix é muito bom para concentrar, noto que as audiências no stream aumentam sempre que ponho as músicas deles;
  • Os S.F.A. impressionam-me pela qualidade e variedade de estilos que conseguem produzir;

Diria que as minhas preferidas são as “Dienos Advento”, “Exorcism” e “La Valle della Morte” dos S.F.A. Tenho reparado que a IMC continua a investir bastante na banda sonora, nomeadamente quando apresenta novas classes.

Foxie: Em junho do ano passado, o principal database do jogo foi descontinuado, o que gerou uma certa insegurança dos players, que careciam de uma fonte confiável de dados. O quanto esse contexto foi decisivo para o início do seu projeto? Existe alguma outra motivação ou história por trás da criação do tos.guru?

Rjgtav: Ahah, sim! Sem dúvida que o descontinuar do tos.neet contribuiu bastante para eu ter decidido criar uma nova eu próprio.
Quando essa notícia saiu, eu já não jogava ao jogo há uns 6 meses, mas continuava a acompanhar as notícias. Lembro-me de fazer um post nos fóruns a oferecer-me para ajudar a manter, caso alguém conseguisse contactar o autor do tos.neet, mas tal nunca aconteceu. Tocou-me bastante na altura ver que nem a própria IMC (mais especificamente o STAFF_Bob) estava a ter sucesso em contactar o autor.
Acontece que na altura eu também estava à procura de ideias para um novo projeto que me permitisse estudar novas tecnologias para o emprego (Angular, TypeScript e Progressive Web Apps). Depois de comentar a ideia com uns amigos, numa noite andei a pesquisar encontrei os projetos IPFSuite e IPFUnpacker, que basicamente permitem desencriptar e extrair os ficheiros do jogo.
Fui sempre fazendo stream do desenvolvimento, o que começou a atrair alguns membros da comunidade. Cerca de um mês depois comecei a testar com a comunidade do r/treeofsavior uma primeira versão, ainda sem Skill Simulator na altura.

Foxie: O tos.guru conta com inúmeras ferramentas que vão desde informações sobre monstros, atributos e itens, até um Skill Simulator. Qual a influência dos databases antigos no seu trabalho?

Rjgtav: Como costumo dizer, o meu ultimate goal é substituir todas as databases existentes, e tornar-me na única fonte de informação sobre o jogo, para solucionar de vez o problema dos jogadores nunca saberem muito bem onde encontrar as coisas.
Geralmente tenho usado o tosbase como inspiração para a interface, e o tos.neet para saber que dados tenho de incluir. Por vezes também consulto outras como a do inven e o toscamp.

Foxie: Falando em Skill Simulator, não pude deixar de notar que ele sofreu grandes modificações desde o seu lançamento. O quão difícil foi adequar o database para o Re:Build em tão pouco tempo?

Rjgtav: Curiosamente até não foi assim muito difícil implementar as alterações do Re:Build, o mais complicado foi suportar as duas versões com o mesmo código xD Felizmente consegui ainda partilhar uma grande parte da lógica, o que me permitiu suportar o Re:Build em cerca de 2 dias.
Há que referir que foi bastante útil a ajuda da comunidade na altura, pois eu não tinha muito tempo para estar a ler em detalhe todas as alterações, então alguns membros do r/treeofsavior vieram para o stream ajudar-me, principalmente nas novas fórmulas dos stats.
Um problema engraçado foi que os primeiros patches do Re:Build vinham muito broken, pelo que certas situações (nomeadamente tooltips de skills) eu tive alguma dificuldade a perceber se era problema meu ou se era do próprio jogo.

Foxie: Agora uma curiosidade: quais features futuras podemos esperar no tos.guru? Posso deixar aqui de spoiler que alguns players estão muito ansiosos por um World Map.

Rjgtav: Pegando nalgumas ideias das databases antigas posso dizer que está no roadmap desenvolver uma forma das pessoas criarem guias de builds e uma forma de adicionar comentários em qualquer página (como o tosbase), um visualizador 3D como o tos.neet e um visualizador de cosméticos.
Mas antes disso ainda falta adicionar alguns datasets que faltam, nomeadamente Mapas, NPCs, Buffs, Magnus Opus entre outros. Algumas ideias mais doidas envolvem criar um addon para o pessoal contribuir com informação sobre os drops, um comparador de equipamentos / skills e um simulador de dano completo (inclui atributos, equipamentos, etc.).
Em breve irei estruturar isto tudo numa lista de prioridades, que depois irei disponibilizar para o pessoal poder acompanhar o desenvolvimento. O tos.guru ainda ainda tem trabalho para pelo menos mais uns 1-2 anos xD

Foxie: Pude ver que você se envolve com a comunidade do TOS em diferentes plataformas, como o Discord, o Twitch, o Patreon e o próprio Forum oficial. Qual o papel da comunidade no desenvolvimento do database? Ela tem te ajudado? O feedback foi satisfatório?

Rjgtav: A comunidade tem ajudado principalmente a priorizar as minhas próximas tarefas e a testar xD E como nunca fui um jogador demasiado hard-core, o pessoal também aponta determinadas coisas que eu nem sabia que existiam (por exemplo, que Chaplain precisava de Priest C3 para ficar disponível).
O Discord acaba por ser onde as pessoas me enviam os bugs mais estranhos ou onde faço pequenos polls. Twitch acaba por ser mais para chill ou para algum feedback imediato, principalmente quando estou a desenhar um novo ecrã.
Patreon surgiu um bocado por necessidade, depois de ter perdido um mês a tentar colocar publicidade de vários fornecedores. Devido a estar a utilizar algumas tecnologias recentes, o tos.guru não passa os testes de admissão. Fiquei impressionado como em menos de uma semana as pessoas conseguiram juntar dinheiro mais que suficiente para dar host ao novo servidor (ficará disponível no dia do Re:Build, se tudo correr bem), que irá permitir updates automáticos com os novos patches do jogo.
E digamos que o feedback tem sido um bocado acima do que esperava inicialmente xD

Foxie: A IMC fez um anúncio oficial no site como apresentação do tos.guru para os players. Como aconteceu o seu primeiro contato com a IMC e como tem sido sua relação com ela desde então?

Rjgtav: Se não me engano, foi quando comecei a fazer o primeiro teste mais alargado (ainda sem Skill Simulator), enviei também uma PM ao STAFF_Bob a pedir um blessing oficial para o projeto, pois não queria arriscar um dia levar com um copyright strike da IMC. E ao tornar mais ‘oficial’ assim também reduzia o risco do projeto desaparecer sem aviso.
O STAFF_Bob foi muito aberto logo desde início e rapidamente estabelecemos um canal de Skype para comunicarmos mais facilmente. Desde aí temos falado quase diariamente, a discutir funcionalidades da database, funcionalidades do jogo e por vezes recebo alguns detalhes de coisas que vão mudar, para poder preparar o website com antecedência.
A IMC disponibilizou-se a fazer alguma publicidade ao tos.guru e a fornecer alguns assets, nomeadamente de design, para ter um aspeto mais oficial.

Foxie: Imagino que desenvolver um database deve ser díficil. Você possui algum auxílio da IMC?

Rjgtav: Infelizmente o STAFF_Bob é só da equipa de suporte do iTOS, pelo que não tenho uma maneira fácil de chegar aos developers para pedir ajuda mais técnica, nomeadamente como encontrar determinados dados.
Sempre que tive alguma dificuldade na parte de minar os dados, acabei mais por obter ajuda do resto da comunidade. No entanto diria que um dos objetivos para 2019, agora que o tos.guru está a crescer bem, principalmente na Korea, é fortalecer a ligação com a IMC e possivelmente obter um canal com a equipa de desenvolvimento.

Foxie: Novamente, muito obrigada pela entrevista! Queria agradecer o trabalho super importante que você faz pela comunidade. Acredito que não só eu, mas os outros players do Silute valorizam muito todo o esforço e desprendimento que você tem ao desenvolver o tos.guru. Você gostaria de deixar um recado final para eles?

Rjgtav: Obrigado eu pelas perguntas! É muito bom ver as pessoas entusiasmadas com o projeto e com o jogo. Quanto a recado… espero que consigamos juntos com a IMC tornar o Tree of Savior num jogo melhor e não o deixar cair no esquecimento ^^
Sempre que alguém tiver alguma questão, nova ideia, ou um bug a reportar, não hesitem em contactar-me, quer nos fórums quer via PM pelo Discord e farei o meu melhor para responder.
E para a @Foxie, espero que tenha sucesso e que continue a escrever conteúdo para o Talt it! por muito tempo, pois são iniciativas destas que constroem uma comunidade ;D
Uma curiosidade final: Brasil é o país com mais visitas no tos.guru, seguido pela Coreia do Sul :b

      


Fontes:
Agradecimento especial a Mandlax, que fez o intermédio.
Agradecimentos a Goldwings, Igure e Sorakinha15.

725 total views, 1 views today

You Might Also Like

English한국어PortuguêsEspañol